Sexagem Fetal: entenda mais sobre o exame
A sexagem fetal é um exame não invasivo que permite determinar o sexo do bebê durante a gestação. Esse teste é realizado a partir de uma amostra de sangue, mais especificamente do plasma sanguíneo.
O exame funciona detectando fragmentos do cromossomo Y, que estão presentes apenas nos indivíduos do sexo masculino. Se esses fragmentos são encontrados no sangue da mãe, isso indica que o feto é do sexo masculino. Por outro lado, se esses fragmentos não são detectados, significa que o feto é do sexo feminino.
É importante ressaltar que a sexagem fetal só pode ser realizada a partir da 8ª semana de gestação, pois é nesse período que os fragmentos do cromossomo Y começam a ser detectáveis no sangue materno.
Precisão do teste
A Sexagem Fetal tem 99% de sensibilidade a partir da 8ª semana de gestação, enquanto o Ultrassom (US) só alcança precisão semelhante ao teste molecular por volta da 13ª semana. Portanto, divergências podem ocorrer entre os resultados dos exames dependendo do período em que são realizados.
O que pode interferir
Em cerca de 5% das vezes, o resultado do teste pode não ser conclusivo. Essa situação pode acontecer devido a algumas limitações técnicas ou possíveis interferências na amostra, como o uso de medicamentos anticoagulantes à base de heparina*. Se isso ocorrer, será necessário realizar uma nova coleta após um período de 15 dias para repetir o teste com uma nova amostra.
*Os medicamentos anticoagulantes à base de heparina são usados para prevenir a formação de coágulos sanguíneos e podem afetar os resultados do teste.
Restrições do exame
• Coletas com menos de 8 semanas de gestação.
• Amostras coletadas em outros tubos (aceitamos apenas PPT).
• Envio de apenas 1 tubo (aceitamos apenas 2 tubos PPT).
• Ausência de questionário e/ou termo de consentimento
totalmente preenchidos e assinados.
• Questionário ilegível.
Sexagem Fetal na Gestação Gemelar
Quando se trata de uma gestação gemelar, o teste de sexagem fetal é capaz de identificar os sexos dos fetos na gestação monozigótica (gêmeos univitelinos), já que ambos compartilham o mesmo sexo. No entanto, para gêmeos bivitelinos (que possuem duas placentas), se o resultado do teste indicar a presença de pelo menos um feto masculino, não é possível determinar o sexo do outro feto.
É importante ressaltar que a ausência de DNA masculino, tanto em gestações univitelinas quanto bivitelinas, indica que ambos os fetos são femininos. Portanto, o teste de sexagem fetal pode ser uma ferramenta útil para identificar o sexo dos fetos em gestações gemelares, mas é importante entender suas limitações.
Agende seu exame
Nós do CDA estamos prontos para fazer parte desse momento tão importante!
📞 Matão: (16) 4042-2222