A sexagem fetal é um exame não invasivo que permite determinar o sexo do bebê durante a gestação. Esse teste é realizado a partir de uma amostra de sangue, mais especificamente do plasma sanguíneo.
O exame funciona detectando fragmentos do cromossomo Y, que estão presentes apenas nos indivíduos do sexo masculino. Se esses fragmentos são encontrados no sangue da mãe, isso indica que o feto é do sexo masculino. Por outro lado, se esses fragmentos não são detectados, significa que o feto é do sexo feminino.
É importante ressaltar que a sexagem fetal só pode ser realizada a partir da 8ª semana de gestação, pois é nesse período que os fragmentos do cromossomo Y começam a ser detectáveis no sangue materno.
A Sexagem Fetal tem 99% de sensibilidade a partir da 8ª semana de gestação, enquanto o Ultrassom (US) só alcança precisão semelhante ao teste molecular por volta da 13ª semana. Portanto, divergências podem ocorrer entre os resultados dos exames dependendo do período em que são realizados.
Em cerca de 5% das vezes, o resultado do teste pode não ser conclusivo. Essa situação pode acontecer devido a algumas limitações técnicas ou possíveis interferências na amostra, como o uso de medicamentos anticoagulantes à base de heparina*. Se isso ocorrer, será necessário realizar uma nova coleta após um período de 15 dias para repetir o teste com uma nova amostra.
*Os medicamentos anticoagulantes à base de heparina são usados para prevenir a formação de coágulos sanguíneos e podem afetar os resultados do teste.
• Coletas com menos de 8 semanas de gestação.
• Amostras coletadas em outros tubos (aceitamos apenas PPT).
• Envio de apenas 1 tubo (aceitamos apenas 2 tubos PPT).
• Ausência de questionário e/ou termo de consentimento
totalmente preenchidos e assinados.
• Questionário ilegível.
Quando se trata de uma gestação gemelar, o teste de sexagem fetal é capaz de identificar os sexos dos fetos na gestação monozigótica (gêmeos univitelinos), já que ambos compartilham o mesmo sexo. No entanto, para gêmeos bivitelinos (que possuem duas placentas), se o resultado do teste indicar a presença de pelo menos um feto masculino, não é possível determinar o sexo do outro feto.
É importante ressaltar que a ausência de DNA masculino, tanto em gestações univitelinas quanto bivitelinas, indica que ambos os fetos são femininos. Portanto, o teste de sexagem fetal pode ser uma ferramenta útil para identificar o sexo dos fetos em gestações gemelares, mas é importante entender suas limitações.
Nós do CDA estamos prontos para fazer parte desse momento tão importante!
📞 Matão: (16) 4042-2222
Política da Qualidade
O CDA visando ser líder em medicina diagnóstica assume compromisso com as boas práticas e o cumprimento de requisitos aplicáveis, através da melhoria continua dos nossos processos e serviços para fornecer diagnósticos precisos e confiáveis, suprindo as expectativas e necessidades das partes interessadas.
CDA Medicina Diagnóstica
R. Antônio Alves, 17-38
Telefone: (14) 3102-1300
Av. Siqueira Campos, 861
Telefone e WhatsApp:
(16) 4042-2222
Seg a Sex - 6h30 às 18h
Sábado - 7h às 12h
Seg a Sex - 6h às 18h
Sábado -
6h às 12h
TRABALHE CONOSCO
Envie seu currículo para o e-mail
curriculos@cdamed.com.br
e faça parte da nossa equipe!
OUVIDORIA
ouvidoria@cdamed.com.br